terça-feira, 12 de abril de 2011

Um pouquinho da história do "esmalte"

Esmalte. Pois é, este vai ser meu primeiro post sobre o danado! Como deixar de falar deste produto de beleza que acompanha as mulheres desde a antiguidade?
Há registros na história que as mulheres egípcias já pintavam as unhas em 3.000 a.c. (isso mesmo, antes de cristo!), com uma espécie de henna, para demonstrar nobreza.
Em meados do século 6 a.C. as chinesas, nobres, usavam tons vermelhos e metálicos que simbolizavam fertilidade e prosperidade. Já as classes menos favorecidas, só podiam usar tons claros. (Ainda bem que hoje não é assim!)
Em 1830 surge o primeiro instrumento para empurrar as cutúculas, pois até o dado momento as cutículas eram removidas com qualquer tipo de metal, tesouras ou ácidos. (Que bom que inventaram o alicate! rsrs'). Em 1892 surgem os primeiros salões de manicure.
Ao longo do tempo foram evoluindo até quem em 1925 foi inventado o esmalte, semelhante ao que usamos hoje, somente em tons de rosa e que eram aplicados somente do meio das unhas (Estranho né? Por que não a unha toda?)
Em 1930 o interesse pelo esmalte começa a florescer e muitas estrelas de Hollywood eram vistas exibindo unhas bem vermelhas.
Finalmente, em 1932, os irmãos americanos Charles e Joseph Revlon, com a ajuda de um químico, criam o esmalte com brilho e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda.(Bela invenção, né meninas?)


É isso aí! Hoje a moda é INOVAR! Cores cintilantes, fluorescentes, foscas, com glitter, e tem até 3D. Sem falar nas unhas decoradas, que fazem grande sucesso!
É só soltar a criatividade e se divertir!
E aí? Qual a preferência de vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário