segunda-feira, 28 de março de 2011

Você sabe o que é BULLYING?

Desde que a mídia começou a divulgar este assunto, venho pensando em escrever sobre ele.
Afinal, você sabe o que é bullying?
O termo bullying vem da palavra inglesa 'bully' que significa "valentão, brigão", mesmo sem uma denominação em português, é entendido como "atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo".
Ao contrário do que muitos pensam, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social: escolas, universidades, locais de trabalho, vizinhança e até em família, ficando mais evidente em escolas e universidades e, por mais absurdo que pareça, está chegando a um estado alarmante nas escolas do Brasil. A agressão física e psicológica que os alunos vêm sofrendo está aumentando e, inversamente, os limites diminuindo. O que mais me surpreende é que, quem pratica não tem a menor noção da gravidade do ato.
Além das agressões físicas, os atos a seguir são considerados bullying:

  • colocar apelidos ofensivos;
  • zoar, humilhar;
  • discriminar, excluir, isolar, ignorar;
  • intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar;

Tudo isso Também é bullying!
"Todo bullying é uma agressão, mas nem toda a agressão é bullying." 
O que se deve entender é: o que é e o que não é bullying. Para ser bullying, o agressor deve ter uma real intenção em ferir o alvo, ter repetição das agressões, a presença de um público espectador e a concordância do alvo.
Quem sofre bullying está sujeito a inúmeras consequênciaspossível isolamento ou queda do rendimento escolar, traumas físicos ou psicológicos que podem influenciar traços da personalidade, e em alguns casos extremos chega a afetar o estado emocional de tal maneira que leva a soluções trágicas, como o suicídio.




Vocês já devem ter assistido ao vídeo que passou inúmeras vezes na mídia. O caso do menino Casey Heynes.


 Deixo o vídeo como uma forma para expressarem suas opiniões sobre o bullying e a seguinte pergunta: "O que é pior: o bullying com agressão física ou o bullying com agressão moral?" 
Aguardando os comentários!

Um comentário:

  1. INSTRUAM SEUS FILHOS... A menina que você chama de gorda, passa dias sem comer para perder peso. O menino que você chama de burro, quem sabe tenha problemas de aprendizagem. A menina que você acabou de chamar de feia passa horas arrumando-se para que pessoas como você a aceitem. O menino que você provoca e goza na escola, pode receber maus tratos em casa e você só estará contribuindo para destruir sua auto-estima. Se você é contra o BULLYING (violência psicológica) e quiser… Compartilhe!

    ResponderExcluir